O uso de uma placa rígida de acrílico é a alternativa mais indicada para o tratamento do bruxismo. Elas são moldadas de acordo com o formato da arcada do paciente, ajudam a restringir os movimentos dos músculos e reduzem o atrito que provoca o desgaste e o amolecimento dos dentes.
Porém, atualmente, as placas são utilizadas apenas em uma das arcadas, ou na parte superior ou na inferior da boca. Desse modo, a arcada que não está protegida pela placa continua sofrendo com a pressão da mandíbula durante a noite.
Pensando em diminuir os efeitos do bruxismo, desenvolvemos a utilização das placas duplas para auxiliar desse tratamento. Com as placas sendo utilizadas ao mesmo tempo, nas duas arcadas, percebemos que o atrito entre os dentes diminui por completo, trazendo diversos benefícios.
– Diminuição da dimensão vertical:
Dimensão vertical de oclusão (DVO) é a altura vertical da face quando a boca está fechada. O desgaste dos dentes pode trazer desalinhamento da mordida (má oclusão) e a diminuição da distância entre o nariz e o queixo do paciente.
Com a utilização das placas duplas, a arcada superior e inferior da boca ficam igualmente protegidas, impedindo que o desgaste e desalinhamento ocorra.
-Apinhamento em jovens:
O apinhamento dental é o posicionamento incorreto dos dentes, que resulta em dentes tortos, especialmente os anteriores (caninos e incisivos). Esse processo ocorre principalmente na adolescência, pois os dentes se movimentam em direção aos lábios, muitas vezes não encontram espaço suficiente e acabam girando para se acomodarem.
O uso das placas duplas consegue impedir que os dentes se movimentem durante a noite, fazendo o mesmo papel das contenções, e dessa forma, o dente ficará sempre no mesmo lugar.
– Posicionamento incorreto da língua:
A língua é um musculo muito forte, que ao pressionar, continuamente o mesmo dente, pode acabar entortando-o. As placas duplas protegem todos os seus dentes da força muscular exercida pela língua durante a noite, impedindo que os dentes se desloquem.
– Proteção das reconstruções protéticas:
As pessoas que sofrem com bruxismo podem ter seus dentes desgastados e até mesmo quebrados devido a força que é aplicada sobre eles. Normalmente para fazer os reparos nesses dentes é necessário o uso de resinas, porcelanas ou facetas, que, mesmo sendo resistentes, são mais frágeis que os dentes e podem se quebrar com mais facilidade.
Ao utilizar as placas dupla, além dos seus dentes ficarem protegidos da ação do bruxismo, você também estará protegendo suas construções protéticas, fazendo com que elas fiquem conservadas por mais tempo.