As bactérias são organismos que possuem uma célula só (unicelulares) e não possuem membrana nuclear (procariontes). Algumas são causadoras de doenças, enquanto outras possuem grande importância no equilíbrio do nosso organismo.
Elas podem viver de forma isolada, mas para que consigam iniciar alguma doença precisam se agrupar e se organizar, para só então, a doença ser iniciada.
A boca possui diversas bactérias e elas estão constantemente tentando se aderir aos dentes para que possam iniciar o processo de formação de placa bacteriana.
Ninguém sabe ao certo o número exato de bactérias que vivem na boca. Alguns estudos mostram que existem aproximadamente 700 famílias diferentes, enquanto outros afirmam que esse número é maior, em torno de 19.000 famílias. Mesmo com esses números, apenas duas bactérias possuem a habilidade de se aderirem aos dentes e iniciarem o processo de formação da placa bacteriana.
Das 700 famílias de bactérias que sabemos que podem existir na nossa boca, os cientistas identificaram apenas 350 delas. Isso acontece devido à grande dificuldade em reproduzir o ambiente adequado para que elas possam crescer fora da boca e serem estudadas. Não sabemos exatamente o papel que cada bactéria tem em nossa saúde bucal e por esse motivo não podemos simplesmente acabar com todas elas.